Chegada do voo internacional ao aeroporto de Kilimanjaro, recepção e transfer para o hotel. O guia de montanha reunir-se-á com o grupo para vos conhecer, garantir que têm todo o equipamento necessário, e percorrer a lista de mantimentos de forma a garantir que os vossos gostos sejam tidos em conta. Procure dormir particularmente bem esta noite, para iniciar a subida no dia seguinte cheio(a) de energia.
De entre as várias rotas possíveis de utilizar na ascensão ao Kilimanjaro, a nossa escolha vai para a rota Rongai: pela sua beleza natural, pelo facto de ser menos concorrida e por ser das mais fáceis. Na descida, esta rota é comum à Marangu (a mais conhecida rota "Coca-Cola"), pelo que ficará a conhecer duas vertentes diferentes da montanha. Na rota Rongai, as noites são passadas em tendas, e o percurso aqui descrito considera já o número de dias que consideramos adequado para aclimatização, embora seja possível adicionar um dia, se preferir.
Saída às 9h30 para registo na entrada do parque nacional do Kilimanjaro, e recolha da restante equipa (assistente do guia, carregadores e cozinheiro) e mantimentos. Prosseguimos viagem durante cerca de 2 horas até próximo da fronteira entre o Quénia e a Tanzânia, na aldeia de Rongai. Paragem para almoço pelo caminho.
Inicio da caminhada a 1950 metros de altitude, passando por campos de cultivo e alguns aldeões. Depois entra-se em zona de floresta tropical e poderá avistar macacos Colobus encavalitados nas árvores, passando depois para uma zona de vegetação baixa. Ao fim de 4-5 horas (8km) atinge-se o primeiro acampamento, a 2600 metros. Ao final do dia o frio aperta, e será recebido(a) com um lanche e bebidas quentes. Em dias límpidos, a vista sobre os planaltos quenianos é fantástica. Jantar e noite em tenda.
Durante a manhã sobe-se a 3450 metros de altitude, a vegetação diminui substancialmente. Depois do almoço, caminhará apenas para aquecer, ou melhor dito, para aclimatizar: sobe-se então durante 1-2 horas, e desce-se novamente até ao acampamento. Jantar e noite em tenda.
Hoje caminhamos durante 3-4 horas até 3800 metros de altitude, onde estará o nosso acampamento para esta noite. Durante a tarde, caminharemos de novo um pouco mais acima, descendo para dormir. Jantar e noite em tenda.
Prosseguimos a nossa lenta marcha, atravessando uma área em que escasseia cada vez mais a vegetação, com o pico de Mawenzi de um dos lados, e Kibo do outro. Ao fim de 4-5 horas chega-se a Kibo Hut, onde a paisagem é já lunar, que fica a 4700 metros de altitude, e onde se encontrará com os viajantes que vieram pela rota Marangu. Durante a tarde, sobe-se mais um pouco para ajudar o processo de aclimatização e regressa-se ao acampamento para dormir algumas horas, antes da ascensão final que inicia por volta da meia-noite.
Por volta da meia-noite, e se não estiver com sintomas do mal de altitude, início da etapa mais exigente desta aventura. Uma subida íngreme, feita na escuridão, em ziguezague e com muito, muito frio, que com persistência e o constante apoio dos guias, culmina com o nascer do sol quando se atinge o Gilman's Point, que fica a 5681 metros de altitude. Com o sol no horizonte, o ânimo é outro, e já só falta cerca de 1,5 hora de caminhada em terreno fácil até atingir efectivamente o ponto mais alto de África: o pico de Uhuru, a 5896 metros de altitude. Aqui poderá apreciar os glaciares que ainda subsistem no Kilimanjaro, celebrar o seu feito, tirar as fotos de circunstância e quiçá telefonar aos seus mais queridos (sim, há rede?!). Não pode contudo ficar muito tempo, pelo que alguns minutos depois inicia a descida até Kibo Hut, a qual é surpreendentemente rápida. Depois de uma boa refeição e retemperar energias, continuação da descida até Horombo Hut, a 3700 metros de altitude. É uma longa jornada (14 a 16 horas no total), mas vai sentir-se melhor dormindo a essa altitude. Jantar e noite em tenda.
Despeça-se da equipa que o acompanhou, tendo a imagem do Kili como pano de fundo, e descida pela rota Marangu, passando por gigantescas senécias, até Mandara Hut, onde se pára para almoçar. Prossegue-se depois pela zona de floresta tropical até Marangu Gate a 1830 metros de altitude. No total, a descida levará entre 6 a 7 horas de caminhada (18km). Transfer para o hotel, onde poderá tomar um longo duche, e descansar um pouco antes de jantar. Entrega dos diplomas. Noite em hotel.
Em hora a combinar, transfer para o início do safari (veja as nossas sugestões), para o aeroporto para o voo internacional de regresso a Portugal, ou para usufruir de uns dias de descanso em Zanzibar.
Fim da viagem.
Observação:Se optar por outra rota, seja pela comodidade de alojamento (cabanas em vez de tendas na Marangu) seja por preferir um maior grau de complexidade (Machame, Shira e Lemosho), contacte-nos para lhe darmos o preço e itinerário ajustados.
Se uma montanha não lhe chega, e prefere preparar-se melhor para o Kilimanjaro, subindo primeiro outra... venha connosco subir o Mt Meru! Precisa de 4 dias/3 noites.
Períodos recomendados para esta viagem:
Dezembro to Fevereiro or Junho to Outubro
Preço do programa terra (por pessoa):
Rota Rongai:
+ 10 pax
1.205 euros
6-9 pax 1.310 euros
2-5 pax 1.415 euros
1 pax 1.590 euros
Supl. individual 70 euros
* Este foi o preço desta viagem, da última vez que foi realizada por clientes nossos.
*
Preços sujeitos a variações conforme a época, o itinerário, a categoria de alojamento e o número de pessoas. Consulte-nos para um orçamento final.
Inclui:
• 2 noites de alojamento em hotel em regime de estadia e pequeno-almoço;
• Guia profissional qualificado e certificado que acompanha todo o percurso de trekking, falando inglês;
• Assistente de guia, cozinheiro e carregadores em número variável de acordo com a dimensão do grupo (inclui salários e alimentação);
• Pensão completa durante o trekking;
• Água potável para beber durante todo o trekking;
• Entrada no parque nacional do Kilimanjaro e licença de acampamento;
• Tendas, colchonetes, equipamento e utensílios de cozinha;
• Assistência à chegada e transfer de/para aeroporto;
• Taxas hoteleiras e impostos locais;
• Seguro de assistência em viagem;
• Programa de viagem detalhada, com lista de equipamento necessário e/ou recomendável, assim como dicas práticas.
Exclui:
• Voo internacional;
• Visto de entrada na Tanzânia (consulte-nos);
• Almoços e jantares não mencionados como incluídos;
• Gratificações;
• Saco-cama;
• Equipamento pessoal de trekking;
• Extras de carácter particular.
Notas importantes:
• Embora seja um percurso acessível, este é um trekking exigente pela altitude (a qual pode ou não afectá-lo(a)) e pelas baixas temperaturas que se registam em parte da rota. Fale connosco para saber mais.
• É obrigatória a posse de passaporte com validade mínima de 6 meses.
• É fortemente recomendado que se tenha em dia a vacina contra a febre amarela, e se faça a profilaxia anti-malária. Deve fazer a consulta do viajante.
• Por favor consulte a nossa Informação Útil para o Viajante: http://www.travel-tailors.com/informacao-util-viajante.
Outras notas:
• A TravelTailors é especializada em viagens à medida. Para adaptar este itinerário a seu gosto, consulte-nos.
• Sugerimos a consulta das nossas Perguntas Frequentes: http://www.travel-tailors.com/perguntas-frequentes.
* Publicado a 30.04.2014
Estas são algumas das viagens mais emblemáticas já
realizadas por clientes nossos, que as idealizaram e
concretizaram com a ajuda da TravelTailors.
Todos os itinerários são personalizáveis ao seu
gosto!
Pode desenhar a sua viagem à medida AQUI