Viagem ao Sri Lanka
De Colombo a Jaffna, a TravelTailors desenhou a nossa viagem que durou 22 dias.
Estamos gratas à Travel Tailors.
Percorremos esta pérola sempre com o entusiasmo na descoberta. Relevo o que mais me impressionou e que gostaria de conservar na memória.
Um povo que espelha sorrisos genuínos, imagens de homens e mulheres de guarda sol/chuva, que lutam no seu dia a dia na melhoria das suas vidas; os mais novos que preparam o seu futuro. Gente que se respeita nas suas diversas crenças.
Zonas pesqueiras, onde vimos pescadores solitários, mercados de peixes. Praias onde as palmeiras dançam numa festa de alegria. Estradas ladeadas de coqueiros, quedas de água. Estátuas de Budas (refiro a minha preferida- Aukana Budda. Magistral).
A partilha de almoço em casa de família. Maravilhoso – Será que aprendi a cozinhar arroz?
Galle (cidade, minha preferida), rodeamos o forte, respiramos o encontro com as suas gentes, ruas cheias de vida e ainda encontramos algumas memórias dos portugueses. Nanu Oya a Nuwara Eliya – Já na estação se sente a poesia que irá atravessar toda a viagem na visão das culturas do chá. O Hotel situava-se num lugar distante no tempo, na “cottage” inglesa. Dambulla - e Habarana – O Dambulla Rock Temple e as caves de pinturas e esculturas representam o fulgor religioso destas gentes, como da mestria dos seus antepassados. Impressionante.
Kandy – centro espiritual e cultural do Sri Lanka. O grande lago, centra a cidade, rodeado da natureza prodigiosa. Assinalo o conjunto que engloba o Palácio Real. Nos arredores vimos ainda os Jardins de Paradenya (Jardim Botânico), lindíssimo.
Parque de Minnerya - Adorei, os elefantes são os reis deste Parque
Trincomalee Forte Frederick e zona pesqueira (peixe seco); Praia de Upuvelli – O Indico convida ao descanso - pena que esteja tão suja.
Península de Jaffna - Quisemos conhecer o outro lado. Após guerra de décadas, onde os sinais são bem visíveis, esta gente renasce. Contornamos o Forte, visitamos os templos hindus. Os coqueiros estendem-se por todo o lado e reparamos nas vestes coloridas dos seus habitantes.
Anuradhapura, a primeira capital do país, berço de uma civilização que nasceu cinco séculos A,C. Cristo que com Polonnaruwa, Mihintale, Sigirya e Dambulla , são as chamadas Cidades Antigas,
Sigyria - antiga fortaleza e palácio construído no cimo duma rocha - Quem fuma, não merece subir – foi o meu caso.
Todos estes lugares, causam espanto quando se depara com a perfeição em que todos os elementos rigorosamente pensados.