Viagem à Colômbia
Como definiria esta última viagem? Caminhadas em florestas espectaculares (florestas húmidas e selva), belas praias - principalmente, os corais -, aldeias coloridas, comida boa e pessoas acolhedoras e amigáveis.
O país tem muito a oferecer, nomeadamente em termos de natureza, pois conta com uma enorme variedade de paisagens, flora e fauna - parece que Deus abençoou aquela terra!
Foram apenas 9 dias explorando o país. Sempre com pressa para me deslocar entre as cidades (tive que apanhar 3 voos internos), caso contrário, não seria possível concluir o programa. Mas embora um pouco cansada, foi uma experiência gratificante.
Do que mais me recordo?
Definitivamente, os trilhos das caminhadas, ou seja, em Tayrona NP (o trilho Pueblito foi simplesmente incrível, além do calor e da descida através do trilho de rocha indígena, não apropriado para aqueles que sofrem de vertigens ... e um guia apropriado para sugerir o caminho descendente em vez do ascendente - provavelmente mais difícil -, Valle del Cócora e remar no manguezal da Isla del Sol (esses canais de alguma forma lembraram-me o San Antonio NP na Costa Rica). A comunhão com a natureza era óptima, enquanto caminhava pelos trilhos, ouvia os sons da selva e sentia o cheiro húmido vindo da terra e a brisa fresca do vento.
- A cor das aldeias, nomeadamente Salento, Guatapé e Cartagena. O estilo colonial é, por si só, muito interessante, com as suas habituais varandas de madeira ao redor das casas, mas as cores com que são pintadas trazem alegria e vida aos arredores.
- A comida era incrivelmente saborosa, com a mistura de ervas que os colombianos incluem na preparação. E o que dizer sobre o marisco do Caribe? Óptimo!
- E os colombianos, sempre tão amigáveis, gentis, prestativos, felizes e cheios de vida!
Vou voltar? Eu acho que sim!