Viagem ao Sri Lanka e Maldivas
Sri Lanka: adorámos os hotéis boutique em Gale e Colombo. O hotel na reserva do Yala Park é algo surpreendente, experiência muito interessante. De realçar as visitas aos templos e às plantações de chá. A viagem de comboio poderia ter sido dispensada, pois, foi demasiado longa. O Hotel 4 estrelas no meio do programa foi uma "carta fora do baralho". Embora o gerente fosse simpático e disponível, o hotel era um 4 estrelas, não estava ao nível das restantes noites no Sri Lanka. Esta unidade hoteleira só nos tinha a nós como hóspedes, pelo que não gostámos nada do ambiente geral. Um elemento de excelência foi o guia: este foi simplesmente incansável, de um profissionalismo e disponibilidade irrepreensíveis, antecipando os locais que os turistas poderiam querer visitar, bem como as suas eventuais necessidades. Recomenda-se os serviços do mesmo em todas as estadias. O carro não estava ao nível do serviço 5 estrelas (mas o guia explicou-nos que tal se deve ao regime fiscal aplicável às viaturas que torna proibitiva a compra de carros de gama superior), mas é detalhe de somenos importância. A apreciação global é que o Sri Lanka foi uma experiência muito interessante que pode ser repetida com mais calma e tempo.
Maldivas: o hotel é um Conrad, da cadeia Hilton, pelo que tem um standard de 5 estrelas internacionais. A experiência da 1.ª, 4.ª e 5.ª noites, em quartos junto à praia, não era nada do que se pretendia ou se esperava para uma experiência de estadia nas Maldivas. Considerou-se estas noites uma falha do programa. Nestas noites ficámos alojados em quartos, iguais a tantos outros em qualquer parte do mundo, sendo, pois, uma experiência pobre, com a única particularidade de ser junto à praia (mas que em tantos outros sítios isso acontece), mas com o problema de se ouvir as crianças dos outros quartos a chorar, discussões dos quartos ao lado, os hidro-aviões constantemente a descolar e a aterrar, e, tudo isto, durante dia e noite.
Depois fomos alojados numa water villa (cabana suspensa em cima do mar), mais precisamente a ultima e a mais isolada de todos os serviços do hotel (questão que não tinha qualquer impacto, pois, todas as deslocações dos hóspedes são asseguradas, gratuitamente, por carrinhos de golf conduzidos por funcionários do hotel) e as duas noites foram simplesmente inesquecíveis. Os serviços gerais do hotel, os seus restaurantes, são de excelência, variados e experiências ao nível do esperado. O restaurante submerso tem diversos ambientes, não devendo ser gozadas as experiências todas no mesmo dia, mas sim em dias separados.
Como apreciação global as Maldivas (o local) supera qualquer expectativa, pelas suas areias brancas, mar translucido e quente (a 29.º C), cheio de vida animal (peixes), mas que deve ser experimentado em cabanas isoladas.